Exemplo de Dedicação

Onofre David




Onofre David afirma que o trabalho é sua casa
Agradecemos a sugestão do presidente da Ascicred, Osmano França. Nesta edição vamos contar a história de um grande homem, que aos 76 anos de idade, busca no amor pela profissão e o carinho pelos colegas de trabalho, força para continuar trabalhando.

Onofre David é filho de Maximiliano David e Alda David. Ele nasceu em Pará de Minas e conta com carinho as lembranças que tem daquele tempo. Eram 5 irmãos que aprenderam com os pais o valor da boa educação e do trabalho. Ainda pequeno, começou a trabalhar para ganhar seu dinheiro e ajudar a família. Logo que saía da escola, corria para juntar pedras para fazer brita. Aos 13 anos, começou a ajudar o pai, que trabalhava como ferreiro. Pouco tempo depois, decidiu trabalhar na Sapataria do Ovídio. Trabalhou em um armazém, foi trocador na empresa Santa Maria, quando a empresa adquiriu o primeiro ônibus, apelidado pelos pará-minenses de “Gostosão”.

Aos 18 anos, quando saiu da empresa Santa Maria, Onofre chamado para trabalhar na Fundição Oriente, empresa do pai dos atuais proprietários da Batista Metalurgia, onde trabalhou por 9 anos. Onofre fazia de tudo, mas pouco tempo depois foi trabalhar como torneiro na empresa de um amigo. Foi então que, 1966, recebeu o convite para trabalhar como mecânico na Batista Metalurgia, então conhecida como Fundição Batista.

Depois de 42 anos na empresa, mesmo aposentado, Onofre conta orgulhoso que ainda trabalha como mecânico. Trabalha todos os dias e nem pensa em parar. “Considero a empresa como minha casa. É uma família que tenho lá dentro. Se eu parar de trabalhar, eu morro. No dia que eles não me vêem na empresa, o dia fica sem graça. Eu agradeço muito ao João Batista e Ademar por me darem essa oportunidade. Eu amo muito o meu trabalho”, disse.

Onofre é casado com Antonieta Costa, com quem tem 5 filhos: Rosângela, Rosemaire, Rogério, Ronaldo e Robson. “Na fase mais difícil da minha vida, apareceu minha esposa. Não tem dinheiro que pague o que ela fez pelos meus pais e meu irmão. Minha esposa é bonita, dedicada, religiosa e boa mãe. Eu a amo muito, me deu filhos que são bons demais. Meus filhos são meu orgulho. Venci na vida ao criar meus filhos”, finaliza.
Fevereiro 2008