Magia da Liderança


Rodrigo Marinho
Uma boa comunicação permite que diferentes grupos dentro de um ambiente, pessoal ou profissional, possam trabalhar em sintonia. Porém, se esta comunicação não for eficaz, livre de ruídos, de preconceitos e de medos, esta diferença torna-se insuportável e, conseqüentemente, faz com que a convivência seja impossível.

Esteja sempre preparado para se comunicar e se relacionar adequadamente. Aprenda sobre essas diferenças para saber como conviver com elas. Por que o convívio entre as pessoas se torna muitas vezes um tormento? Precisamos de pelo menos uma razão em comum, não importa em que plano, pessoal ou profissional, tem que haver pelo menos uma meta, um objetivo.

Se observarmos uma partida de futebol, sabemos que cada time tem um objetivo em comum. Cada atleta tem sua posição, sua forma de ser e agir, seus objetivos pessoais e profissionais, mas quando integram o grupo, tem como objetivo vencer a partida. Isso faz a diferença. Cada um dá o melhor de si, suas habilidades, disponibilidades, competências que, unidas às do restante do grupo, proporcionam o objetivo comum.

O maior desafio de um líder é poder e ter que se adaptar com as diferenças entre uma pessoa e outra, costumes, modos, religiões, formas de agir e trabalhar, etc... Mas estes diferenciais humanos não podem atingir o que se espera de uma pessoa dentro de uma empresa. Por mais que tenhamos pensamentos, crenças e até mesmo ações diferenciadas uns dos outros, temos que estar sempre construindo um mesmo ideal.

Um líder deve ter a capacidade, paciência e sabedoria de ensinar e aprender. Um dos objetivos do líder é ensinar. Saber ensinar faz com que quem está aprendendo possa realizar tal tarefa ou função da melhor forma possível, e é ai que entra a paciência do líder. A paciência deve ser fundamental em um líder. Se este não passa tranqüilidade para quem está aprendendo, os resultados finais não serão satisfatórios. E nestes casos a paciência é muito importante, pois teremos pessoas com maior facilidade de aprendizagem e outras não. Os desafios na liderança estão presentes em todos os momentos: problemas com os colaboradores, gerentes, produtividade, metas a cumprir, metas não cumpridas, etc...

Todos os dias, o líder deve estar disposto a encarar desafios novos que podem ser cada vez maiores. A liderança traz dificuldades. A liderança tem uma magia, mas só quem são líderes de espírito possuem. A dificuldade da motivação, gestão de pessoas, a crise na liderança, faz com que cada dia fique mais competitivo e mais valorizado ser um líder.

Fonte: Gestão e Resultados