Ao mestre, com carinho




O colunista Pedro Moreira, junto com a família, seu maior patrimônio
Há quase 10 anos, todos os meses, a coluna “Canto de Página”, escrita pelo professor Pedro Moreira, acrescenta ao Jornal da Ascipam, inteligência, sagacidade, bom humor e muita história.

Por isso, nesta edição, prestamos esta singela homenagem ao nosso grande colaborador, o professor Pedro Moreira Mendonça. É difícil falar de uma pessoa como o professor Pedro Moreira que, com seus contos e casos, encanta quem o conhece. Professor de Português e da vida, a cada dia nos surpreende com seu conhecimento e habilidade em cativar as pessoas.

Pedro Moreira nasceu em Pará de Minas, filho do engenheiro-agrimensor Joaquim Marinho Mendonça e da professora Ignésia Moreira Mendonça. Passou sua infância junto aos 5 irmãos acompanhando o crescimento acelerado da rua Benedito Valadares, onde morava. E desse tempo tem boas lembranças que conta com clareza e perfeição de detalhes em seus casos. Foi ainda criança que descobriu o gosto pela leitura, sempre acompanhando a mãe no trabalho, dava seu jeito para aprender os ensinamentos da habilidosa professora.

Cursou primário e o ginasial em Pará de Minas e o clássico em Belo Horizonte. É bacharel em Direito e formado em Letras. A história junto à educação é tão intensa que seu primeiro emprego foi no Colégio Comercial Nossa Senhora da Piedade. Lecionou Português na Escola Estadual Fernando Otávio, em Pará de Minas, havendo também lecionado Lingüística na faculdade local quando extensão da PUC de Minas Gerais. É revisor de textos, consultor, colaborador do Jornal da Ascipam e professor particular (aulas e concursos).

Pedro Moreira é casado com Marilda Marinho Mendonça, pai de Rosângela Mendonça e Flávia Mendonça, e avô amoroso de Renata, Paula, João e Pedro. Pedro é uma pessoa serena e prestativa, extremamente dedicada à família, carinhoso e muito culto. Como marido, é um exemplo do cavalheirismo, diz a mulher Marilda. “O Pedro é meu companheiro de toda uma vida, amoroso, gentil, ganhou meu coração onde fixou moradinha, grande homem que tenho comigo. Juntos, formamos uma linda família. Somos muito felizes e agradeço muito ao meu grande amigo e professor por me ensinar os valores da vida”, disse.

É autor dos livros, Casos & Coisas do Pará Antigo, Cronicontos e O Pássaro e a Dona & outros textos. Para seus alunos escreveu diversos trabalhos, entre eles, Redação, Programa de Português e os Termos da oração.

Pedro Moreira tem um grande diferencial em seu trabalho, que é o amor com que o faz e o conhecimento da língua portuguesa. O Jornal da Ascipam é privilegiado com a sabedoria de Pedro Moreira que, através de suas crônicas, leva informação, conhecimento e apresenta o Pará antigo com riqueza de detalhes. Lembra nossas tradições e costumes sempre citados em suas crônicas.

“Eu tenho no professor um grande amigo, a cada dia tenho uma nova lição a aprender com ele, é com muita alegria que escrevo a seu respeito. Fico encantada com suas histórias. Agradeço muito a ele por me ensinar não apenas as regras do português, mas muitas regras da vida”, disse a repórter Geyse Nunes.

O Jornal da Ascipam, em nome de todos os diretores, associados e colaboradores, agradece ao nosso querido professor Pedro Moreira pela dedicação, capricho e atenção com que todos os meses participa das nossas edições. Poderíamos dizer muitas coisas, mas, em português bem claro, como você sempre gosta, o nosso mais sincero MUITO OBRIGADO.
Abril 2008