Motivação de equipes
Sua equipe está motivada? É possível motivar uma equipe? O que fazer para motivar uma equipe?
Toda vez que tocamos no assunto motivação, algumas perguntas, como as que estão descritas acima, insistem em aparecer. Somos sabedores de que motivação combina com empresas de sucesso. Porém, como fazer com que isto aconteça? O que estudamos e lemos a respeito de motivação nos faz chegar a seguinte definição: motivação é o impulso proporcionado por um conjunto de motivos internos que nos leva a agir. Eles estão relacionados ao futuro, ou seja, o que visualizo para mim, o que quero, onde pretendo chegar. É a possibilidade de realização de meus sonhos.
O ser humano motiva-se buscando suprir as seguintes necessidades:
1. Possibilidade de crescimento, desenvolvimento e realizações;
2. Reconhecimento na família na empresa e comunidade;
3. Poder e sucesso.
Segundo estudiosos e pesquisadores da área, estas características poderão ser preenchidas todas de uma vez ou individualmente. Precisamos entender que a motivação é individual, ou seja, cada um tem seus motivos para tal, cada um tem seus desejos e necessidades, que irão se diferenciar de acordo com o momento que está passando, tais como, a cultura, ambição e ambiente. O que motiva são os aspectos internos.
De posse de todas estas definições e conceitos é que podemos começar a entender melhor e perceber que estratégias devemos adotar para conseguirmos motivar nossas equipes. As organizações necessitam compreender que elas devem ser o meio para que as pessoas atinjam os seus sonhos. Deverão preparar-se, montar estratégias e criar ferramentas para que isto aconteça, além de buscar pessoas no mercado de trabalho que tenham sonhos, sejam ambiciosas, queiram crescer, tenham desejos, almejam o sucesso, e que este sucesso não seja somente o profissional, mas também, de forma muito forte, o sucesso pessoal. De posse destes recursos humanos, a empresa deverá demonstrar que ela está ali para oferecer as condições e oportunizar estas realizações.
Como organizações, devemos questionar constantemente até que ponto estamos proporcionando a nossa equipe as seguintes possibilidades:
- De realização;
- De reconhecimento;
- De progresso;
- De prazer pelo que está fazendo;
- De desenvolvimento pessoal;
- De responsabilidades.
Portanto, mãos à obra!
Fonte: www.aapsa.com.br - Gilberto Wiesel
Abril 2008